Institucional


Panorama da Educação Nacional

No Brasil, o discurso sobre a inclusão social pela via da educação é bastante antigo.
Qualquer brasileiro reconhece que a educação é o instrumento que vai permitir a busca por uma melhoria de vida, bem como a capacitação para competir no mercado de trabalho. O conhecimento é a peça fundamental na sociedade moderna, onde as transformações no mundo do trabalho e o impacto das novas tecnologias exigem um homem mais capacitado e melhor preparado para ter sucesso pessoal e profissional.

Aliando a experiência acadêmica do CEJA- Centro Integrado de Educação para Jovens e Adultos como a tecnologia inovadora da Residência Sat, surge o Projeto EJA BRASIL  que tem como proposta contribuir com a formação do aluno, oferecendo um curso de excelência, utilizando a mais moderna tecnologia, material didático específico, em conformidade com os Parâmetros Curriculares Nacionais.

O que é EJA

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino que nasceu da clara necessidade de oferecer uma melhor chance para pessoas que, por qualquer motivo, não concluíram o ensino fundamental e/ou o médio na idade apropriada.
Surge como uma ação de estímulo aos jovens e adultos, proporcionando seu regresso à sala de aula. Esta modalidade respeita às características desse alunado, dando oportunidades educacionais adequadas em relação a seus interesses, condições de vida e de trabalho, mediante cursos e exames próprios.

Legalidade EJA

A Educação de Jovens e Adultos é definida pelo artigo 37 da LDB (lei n. 9.394/96) como a modalidade de ensino que “será destinada àqueles que não tiveram acesso ou à continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade própria.”
A principal tarefa da Educação de Jovens e Adultos é fazer valer o previsto no artigo 208 inciso I da Constituição Federal de 1988, que garante o acesso e a permanência ao ensino fundamental a todos.
Tal política vem sendo incentivada pelo poder público, que abrangeu, além do ensino fundamental, o ensino médio, adequando esta modalidade de ensino às características dos jovens e adultos brasileiros.

Legalidade EJA Brasil

O Projeto EJA BRASIL conta com a certificação do CEJA- Centro Integrado de Educação para Jovens e Adultos que é credenciado e autorizado pelo Conselho Estadual de Educação do Ceará (Parecer nº 0258/2010) para ministrar o Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e Ensino Médio (1º ao 3º ano) para jovens e adultos, na modalidade à distância, ou seja, o estudante recebe seu Histórico Escolar equivalente ao ensino que completou ou, se for o caso, às disciplinas concluídas.

Objetivos

  • Proporcionar a conclusão do Ensino Médio aos Jovens e Adultos que estão afastados da escola e desejam retomar os seus estudos;
  • Garantir ao aluno, através da modalidade de Educação à Distância, a flexibilidade entre tempo e espaço e a economia de tempo e dinheiro gerada pelo não deslocamento diário até a escola;
  • Oferecer a inclusão digital pelo uso da tecnologia na educação;
  • Propor a democratização do ensino por todos os cantos do Brasil;
  • Quebrar barreiras territoriais de um país de extensão continental com a utilização da tecnologia de transmissão via satélite de última geração;
  • Participar da mudança na concepção do educar tradicional, que mantém os mesmos moldes do século XIX.



Tecnologia

O Residência Sat utiliza o Satélite Intelsat 14, que garante cobertura do sinal em todo o território nacional, os equipamentos de recepção, antena e decoder, são de fácil instalação e baixo custo o sinal é criptografado (fechado) graças à tecnologia através de smart-cards que são introduzidos nos receptores e garantem a segurança na recepção do sinal.

Metodologia EaD Ensino Multidirecional

Utilizamos combinadamente dois meios tecnológicos para fazer chegar o ensino EJA Brasil ao aluno, rompendo assim as barreiras da distância. As tecnologias utilizadas são: Via Satélite e via Web.



Como Funciona o EJA Brasil?

  • As aulas da EJA Brasil serão desenvolvidas na modalidade à distância com aulas ministradas em “tempo real – síncrona”, através de estúdios, com possibilidade de interação, via AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem);
  • As aulas são transmitidas via satélite uma (01) vez por semana;
  • Os encontros presenciais semanais têm por objetivos a fixação dos conteúdos estudados em casa e a realização das avaliações presenciais;
  • Cada encontro semanal tem duas (02) horas de duração, onde o aluno terá três (03) aulas;
  • O aluno cursa uma disciplina de cada vez em encontros presencias semanais definidos pelo calendário escolar. A organização do aprendizado do aluno é divido em presencial, onde o aluno se desloca ao seu polo para assistir a tele aula via satélite, e à distância, no desenvolvimento das atividades pedagógicas em casa.;
  • A complementação do estudo é realizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem via internet;
  • Alunos com eliminação de séries ou disciplinas poderão formatar a sua rota de aprendizagem de forma individualizada;
  • Em casa o aluno deverá realizar as atividades avaliativas, promover o autoestudo dos conteúdos do material didático e utilizar o AVA (ambiente virtual de aprendizagem) para entrar em contato com o professor titular e/ou tutor para sanar as suas dúvidas em relação aos conteúdos.
  • No AVA, o aluno poderá contar com vários recursos para ajudá-lo no estudo em casa como:
    1. Fazer o download do material didático;
    2. Participar de chats de com os professores titulares;
    3. Participar de fóruns de discussão com tutores e/ou outros alunos;
    4. Realizar trabalhos online.